terça-feira, 24 de abril de 2012


 “O Português como disciplina transversal”
A Língua Materna permite-nos a identificação com os outros e com tudo que nos rodeia e as aprendizagens realizadas nas diversas disciplinas realizam-se utilizando essa mesma Língua.
É deveras importante o domínio da Língua, ao nível da oralidade e da escrita, pois conduz o aluno a uma participação ativa na comunidade em que está inserido, ao seu sucesso educativo, ao acesso à informação, a uma visão alargada do mundo e a uma construção e partilha de ideias e saberes.
Nesta contínua construção do saber, alunos e professores partilham o mesmo modo de comunicação, a Língua, e compete ao professor motivar os alunos para um aperfeiçoamento constante da sua Língua Materna.
Na realidade, quando a criança chega à escola, já adquiriu um certo conhecimento da Língua Portuguesa e essa aprendizagem foi feita no contexto familiar. Como os contextos socio culturais das famílias e as suas vivências diferem de criança para criança, é necessário que os educadores/professores estejam atentos na orientação das aprendizagens. Aquilo que uma criança conhece, para outra pode ser totalmente desconhecido.
Perante diferenças por vezes tão significativas no processo ensino aprendizagem, o professor terá
de procurar, adequar e ajustar estratégias para que cada aluno desenvolva de uma forma progressiva as suas capacidades e adquira  conhecimentos nesta área (Português) que favoreçam as aprendizagens nas outras áreas curriculares, visto que todas as áreas curriculares (disciplinares e não disciplinares) a utilizam como instrumento de aprendizagem.
Assim, o desenvolvimento de competências ao nível da leitura e escrita é essencial pois o aluno
necessita de descodificar o que lê e também de compreender a mensagem que é transmitida para assim compreender e refletir de forma crítica.
 É importante o papel desempenhado pela Língua Portuguesa no desenvolvimento de capacidades necessárias para o sucesso do aluno, dentro e fora da escola e ao longo da sua vida.
Trabalho individual
São Murta

Sem comentários:

Enviar um comentário