domingo, 22 de abril de 2012

Ler para...


Ainda não sei ler, mas já sou um leitor…         
Ler para …        

Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários.

 Daí a importância de iniciar esse trabalho ainda no Jardim de Infância. Além de aproximar as crianças do mundo letrado, a leitura alimenta o imaginário e incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos os pequenos gostam de contar. Não é raro ver bebês manuseando livros, apreciando as ilustrações e até virando as páginas, como se estivessem realizando uma leitura silenciosa. Isso é mais uma prova de que é possível formar comportamentos leitores desde muito cedo. "Ler para as crianças é igualmente importante para elas se familiarizarem com o hábito da escuta. Os temas, é óbvio, devem estar de acordo com os interesses mais genuínos da idade, como afazeres quotidianos, bichos etc.", afirma Ana Lúcia Bresciane, formadora do Instituto Avisa Lá.


Deste modo, descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias, a criança cria o hábito de ouvir histórias; valoriza o livro como fonte de entretenimento e conhecimento; interage com os colegas; enriquece o imaginário infantil; favorece o contacto com textos de qualidade literária; desenvolve o gosto pela literatura desde cedo; cria as suas próprias histórias e poemas.

O livro é, sem dúvida, um meio de cultura por excelência, qualquer que seja a idade a que se destina e se queremos ter bons leitores no futuro, não podemos descurar a sua utilização prática desde muito cedo.


Maria Teresa Cruto

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