terça-feira, 3 de abril de 2012


A LEITURA DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Nos últimos anos têm sido desenvolvidos muitos trabalhos de investigação que identificaram os benefícios da prática da leitura de histórias, não só para o desenvolvimento das conceções emergentes da literacia, como também para a aprendizagem e desenvolvimento de competências de leitura.

É indiscutível e de largo consenso a importância da prática de leituras de histórias, enquanto atividade regular, agradável e que proporciona interações e partilha de ideias, conceções e vivências.

A leitura de histórias é uma atividade muito rica e completa, pois permite a integração de diferentes formas de abordagem à linguagem escrita, em geral, e á leitura, de uma forma especifica.

Podemos então apontar alguns aspetos importantes que decorrem dos momentos de leitura de histórias:

· Ouvir ler fluentemente, com entoação adequada, facilita o acesso á mensagem e à compreensão do que é ler e para que se lê;

· Um educador ou um pai que goste de ler e que consiga transmitir esse prazer às crianças, contribui para a formação de futuros “leitores envolvidos”;

· Os livros alargam experiências pois o que se lê nos livros, para além de uma importante fonte de conhecimento, pode servir de ponto de partida para a descoberta e exploração de outros assuntos…

· Ler histórias desenvolve a curiosidade pelos livros e pela leitura;

· Desenvolve muitos dos conceitos sobre a escrita: literalidade e linearidade da escrita, orientação da escrita, relações entre a escrita e a oralidade, palavras iguais, reconhecimento de algumas letras e sinais de pontuação.

adaptado de Mata,Lourdes (2008).”A descoberta da escrita”- DGIDC, Lisboa


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