terça-feira, 3 de abril de 2012

A Escolha de livros…Que tipo de livros…Que Aprendizagens…
Breve reflexão sobre: “Anitas” e “ Uma Jiboia de estimação”

             Recordamos em breves instantes a “Nossa Anita” de criança, aquela alegria que tínhamos em ler ou pedir para nos lerem uma história da Anita. A Anita como se fosse um ídolo.
Hoje, as histórias da Anita são vistas de outra forma, não tão engraçada e positiva quanto antes.
 O desconhecimento total do que é a criança cria uma imagem de infância que não é real: a criança sempre bem comportada e com uma maturidade que não é própria da sua idade.
As gravuras do livro são estereotipadas, oferecem uma leitura única, não deixando lugar à imaginação da criança.
Nos livros de Anita, o autor tem uma determinada conceção de criança. Hoje é inadmissível essa conceção.


Por outro lado, ao lermos “Uma Jiboia deEstimação” é-nos dado o gozo de desfrutarmos de uma leitura simples. Esta leitura reflete os interesses da criança, o seu espírito crítico e imaginativo.
O autor Trinka Hakes Noble conhece a criança. Escreve para ela, permitindo que ela tire partido da leitura. O autor usa frases curtas, as imagens são coloridas e atraentes – figuras não estereotipadas - permitindo à criança fantasiar a realidade.
O escritor sabe usar o brincar, o jogar, o estudar que respondem aos problemas e interesses da criança. Este livro tem pouco texto, mas se não o tivesse, as figuras falariam por si.

A seleção dos livros deve ser feita para proporcionar aos leitores narrativas simples, porém ricas. A narrativa tem uma riqueza na construção da oralidade, até porque as crianças estão em processo de construção da oralidade e precisam ter boas referências. A linguagem está relacionada com o pensamento, por isso a importância de oferecer ricas narrativas. Assim, será mais fácil captar os leitores, para o prazer e a importância de ler.
O livro estimula a criatividade, ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias. Com o livro podemos ir a qualquer país do mundo ou a planetas distantes. Com a leitura descobrimos os mistérios da natureza.
Livros com temas atraentes e linguagem adequada para cada idade são garantia de diversão. Com o livro, a criança ri, sofre, reflete, alimenta a sua imaginação e aprende a ler. A leitura desenvolve na criança criatividade, imaginação, adquire cultura, conhecimentos e valores.

Maria Teresa Cruto


Sem comentários:

Enviar um comentário