terça-feira, 3 de abril de 2012

Então como ficamos? - pergunto eu!

Secretário da Cultura de Portugal critica Acordo Ortográfico



Por Paulo F.        Do PTJORNAL


Mais avanços e recuos, provocados pelo Acordo Ortográfico, com o Governo a ponderar uma revisão. O Português – atual ou actual? – não gera consensos e Francisco José Viegas, secretário de Estado da Cultura, defende que “até 2015, a ortografia poderá ser corrigida”. Apesar de Portugal já falar e ensinar o ‘novo’ Português, Viegas diz que “não há polícia da Língua”.

... Num programa da TVI, Francisco José Viegas admitiu fazer mudanças, no sentido de “aperfeiçoar” o Acordo Ortográfico, que entra em pleno vigor a partir de 2015.

O Governo pondera, segundo o secretário de Estado da Cultura, mudar o Acordo Ortográfico e “aperfeiçoar o que há para aperfeiçoar”, sendo que “há três anos para o fazer”. Mas... e que Língua falamos? Como escrever corretamente? Qual a validade do Acordo Ortográfico?

Francisco José Viegas tem outras respostas. O titular da pasta da Cultura entende que o processo “não foi bem encaminhado” e foi decidido “à última da hora”. Nesse sentido, “até 2015” é possível “corrigi-la”, possibilidade que “o Governo usará”.

Sem comentários:

Enviar um comentário