quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Valor Simbólico das Palavras

O livro Reinventar Portugal, saído no passado mês de Fevereiro, na Editorial Estampa. Com textos de diversas personalidades das mais distintas proveniências, detenho-me num que tem por título Reflexão sobre o sentido de ensinar, da lavra de Maria do Carmo Vieira.
Detenho-me de modo particular numa passagem sobre o texto poético que esta professora diz, "bastante menorizado" no ensino básico (página 183).

Como podemos explicar isso se as crianças são "atraídas pela musicalidade das palavras, essência da poesia, não constituindo motivo de perturbação o facto de, por vezes, não compreenderem integralmente o seu significado"?

E continua: "Esta é a nossa experiência, passada e presente: a leitura de poemas desde a infância e o trabalho de análise daí decorrente desenvolvem a imaginação, capacidade crucial em todo o acto criativo, artístico ou científico, e despertam as crianças para o valor simbólico das palavras e para a sua sonoridade, treinando a interpretação e fazendo nascer uma afeição pela poesia que, fortalecida por uma convivência regular, na sala de aula, prolongar-se-á naturalmente no tempo."

Sem comentários:

Enviar um comentário