segunda-feira, 9 de abril de 2012

Metas de Aprendizagem

Domínio: números e operações.
Subdomínio: números racionais não negativos.
Meta final 16: Opera com números naturais e racionais não negativos representados na forma decimal usando propriedades dos números e das operações.
Metas intermédias até ao 2.º Ano

Adiciona, subtrai e multiplica utilizando a representação horizontal e recorrendo a estratégias de cálculo. Exemplos: Para calcular 503-398 - Usa a adição 398+2=400;400+100=500; 500+3=503, portanto, 2+100+3=105; - Usa a subtração 503-400=103; 103+2=105;-Utiliza a reta graduada e a reta não graduada.
Lendo e analisando este subdomínio, consideramos que:
  • É importante o recurso à reta graduada porque ajuda a criança a compreender o raciocínio de adicionar (acrescentar), saltando para a direita/andando para a frente e o de subtrair (retirar), saltando para a esquerda/ andando para trás; também permite ao aluno inferir que, para saber quanto falta a um número menor (subtrativo) para chegar a outro de maior valor (aditivo), tem de fazer uma aproximação progressiva do número menor até chegar ao número maior. A utilização da reta graduada e/ou não graduada coloca o raciocínio num âmbito menos abstrato, traduzindo-o numa representação horizontal visível e perfeitamente compreensível,  prática  já utilizada anteriormente pelos docentes. 
·         A utilização do algoritmo devia fazer parte do Currículo do 2.º ano, pois é mais uma estratégia, prática e fácil de utilizar  após a boa compreensão das restantes estratégias e estruturação dos esquemas  mentais que lhes estão associados.

                                                                                       Fátima Dias e António João Cavaleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário