quinta-feira, 26 de abril de 2012


 No meio de discursos mais ou menos políticos, mais ou menos críticos relativamente ao políticos que já nos governaram ao longo destes 38 anos, que ouvia na sessão extraordinária da assembleia municipal, lembrei-me da minha escola primária (era assim que se chamava). Para além do derrube do muro que separava os sexos, uma das minhas lembranças mais nítidas desse tempo é a da fogueira que os professores fizeram com uma pilha de livros. Tinha 8 anos, não sei exatamente quais eram estes livros, mas tal como no antes do 25 de abril, também estes, no pós 25 de abril foram censurados e queimados. Quando vejo imagens do tempo da inquisição, quase sempre associo (vá-se lá saber porquê!...)  àquela imagem que me ficou de menina com 8 anos.

Ainda hoje, recordo um dos livros , que por estar no cimo daquela grande pilha, saltava à vista de quem olhava: "Um fim de semana na  Gorongosa"... Que crime terá cometido aquele livro, e outros, para serem condenados à pena da fogueira? Possivelmente falar de um território de Moçambique, uma das ex-colónias.

Ainda bem que já ultrapassamos este tempo, mas é preciso ter memória, é preciso não esquecer qual o verdadeiro significado da liberdade, para que erros como os cometidos naquela época de excessos não voltem a acontecer.
E um dia, um dia qualquer, ainda hei-de encontrar e ler esse livro, da minha recordação de infância...

Sem comentários:

Enviar um comentário