terça-feira, 1 de maio de 2012



REFLEXÃO
Entrei no FEP por precisar de créditos, mas também porque procurava um espaço onde pudesse refletir e conhecer mais profundamente todos os documentos que vieram alterar e apoiar o ensino da língua portuguesa (PPEB, AO e DT), bem como outras orientações e materiais disponíveis para apoiar a minha prática pedagógica nesta área.
Entrei na formação com sentido de responsabilidade e uma mentalidade aberta, que obriga a escutar e respeitar diferentes perspetivas e  a prestar atenção às alternativas disponíveis.
Este espírito, a cooperação com o grupo e a motivação/orientação da formadora cimentou a minha capacidade de renovação e a de aplicar o (Novo) Programa de Português para o Ensino Básico e o Acordo Ortográfico.
Tal como está presente nos objetivos do FEP, esta formação está a  “…  melhorar(…) as práticas docentes no âmbito do ensino do Português”, a “criar nos agrupamentos uma dinâmica interna de formação continuada no âmbito do ensino do Português”, a “Envolver as instituições de ensino superior num plano de formação contínua (…)”, a “Disponibilizar aos agrupamentos do distrito formação e materiais de trabalho, didáticos e de avaliação, no domínio da aprendizagem da leitura, da expressão escrita e do conhecimento explícito da língua (…), a ”Desenvolver as competências dos professores em múltiplos domínios do ensino do Português”.

O formando, 
António João de Oliveira Cavaleiro

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