domingo, 27 de maio de 2012

Pedacinhos de Puzzle



 

A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.
(John Ruskin)
 
“Ontem, hoje e amanhã – Pedacinhos de Puzzle” espelha um pouco do meu trabalho de pesquisa, reflexão e crítica pessoal relativamente às propostas realizadas no âmbito do FEP, ministrada pela formadora Paula Costa. Provavelmente, se voltasse a ler todas as tarefas que escrevi, refletisse novamente tendo em conta a minha bagagem bibliográfica e associasse a novas vivências (tendo possibilidade de as partilhar em pequeno ou grande grupo) certamente que as reformulava. Daí, o batismo de Pedacinhos de Puzzle (em “marcha atrás”, vasculhando a memória, e em frente, contemplando as margens), mas acrescento o facto de estas reflexões estarem a orientar, não com vista a um caminho definido e claro, mas levarem-me a qualificar o meu tenro know how, no âmbito pessoal e profissional.
A formadora dinamizou as sessões de forma calma e subtil, demonstrando desde logo uma atitude colaborativa ao interpelar os formandos procurando saber as expetativas para tentar contemplar nas sessões o que foi focado pelos próprios participantes. Apreciei bastante, porque aí poderá residir a satisfação de algumas necessidades/dificuldades e maximizar a qualidade das ações. Os assuntos tratados deram-me satisfação em os abordar e compreender, indicando-lhes limitações e vantagens com um cunho pessoal, fazendo soar uma melodia envolvente.
 A metodologia da realização de um trabalho em grupo foi uma forma agradável de “absorver” conhecimento, suscitar a reflexão e comentar o que dizem os diversos suportes de informação. Na apresentação à turma, felizmente, permitiu ouvir as vozes dos nossos colegas, que dentro e fora das sessões mantêm a mesma valiosa atitude de colaboração. A ideia geral era a de realmente suscitar momentos de reflexão entre professores/educadores, nas escolas/no terreno, para se fazerem novas travessias e de certo modo promover práticas eficientes e inovadoras que levam a uma maior satisfação dos professores e outros intervenientes, com essa partilha conjunta e compreensão de situações nos contextos. Neste processo formativo e formador, o nosso pensar com toda a certeza que foi mexido e remexido e vai continuar a sê-lo vezes sem conta para, qualitativamente, desenvolver as nossas competências ao nível saber-ser, saber-estar e saber-fazer, no aperfeiçoamento de faculdades ao longo da nossa formação contínua.
O desenvolvimento profissional ao longo de toda a carreira é, hoje em dia, um aspeto marcante da profissão docente, é uma necessidade incontornável mas não deve ser visto como uma mera fatalidade. Pelo contrário, deve ser encarado de modo positivo: a finalidade do desenvolvimento profissional é tornar os professores mais aptos a conduzir o processo ensino aprendizagem adaptado às necessidades e interesses de cada aluno e a contribuir para a melhoria das instituições educativas, realizando-se pessoal e profissionalmente. Em segundo lugar, temos o conhecimento profissional, um domínio que é obviamente da maior importância. Podemos distinguir três grandes vertentes: (a) uma vertente didática, associada à prática letiva, (b) uma vertente organizacional, associada à participação das diversas esferas da vida da escola e da sua relação com a comunidade, e (c) uma vertente pessoal, associada ao modo como o professor encara e promove o seu próprio desenvolvimento profissional.
A principal crítica a esta formação prende-se com o tempo que foi pensado para a concretização das atividades propostas. Sem dúvida que as temáticas são de grande relevância para a nossa prática profissional. Os materiais fornecidos são muito pertinentes, relevantes, atualizados e, embora por vezes tenha sido necessário fazer leituras na diagonal, fruto do pouco tempo disponível, eles serão guardados para uma análise futura mais pormenorizada.
Fica uma palavra final de apreço à formadora, Paula Costa, e ao excelente trabalho que desenvolveu. Para além de ter aturado os nossos desabafos, sobretudo no que toca à falta de tempo que sentimos para realizar as tarefas pedidas, mostrou-se sempre disponível para esclarecer dúvidas e apresentar sínteses de sessões com grande qualidade, com algumas “dicas” fulcrais à melhoria global do trabalho”.
Bem haja! Continuação de bom trabalho!


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