terça-feira, 22 de maio de 2012


Acordo Ortográfico
As alterações introduzidas pelo AO de 1990 nas palavras usadas pelos portugueses ainda provocam dúvidas e alguns dissabores. Tão habituados a escrever a nossa língua sempre da mesma maneira, dizemos que já não somos capazes de aprender a fazê-lo de uma maneira diferente.
Como professora, tenho-me esforçado por conhecer e cumprir as novas regras da escrita e motivado os meus alunos a fazê-lo também. Os alunos não têm estranhado estas alterações e, de certo modo, há hífens que desaparecem com facilidade e consoantes que, não se lendo, têm “caído” com uma naturalidade arrepiantes.
A letra minúscula nos meses e estações do ano veio ao encontro das suas vontades, parecendo que sempre foi obrigatório.
Querendo certificar-me de que algumas das novas regras foram interiorizadas, apresentei-lhes um texto com duas versões diferentes; a primeira versão cumprindo as regras ortográficas anteriores ao AO e a segunda respeitando as novas disposições ortográficas.
Nem todas as regras entrarão com facilidade e, certamente, as exceções serão exageradas. Mas de uma coisa tenho a certeza, não tiveram dúvidas em escolher a ortografia correta quando lhes foram apresentadas as seguintes opções :

Janeiro/janeiro; mini-saia/minissaia; vêem/veem; actividades/atividades;
extra-curriculares/extracurriculares; fim-de-semana/fim de semana;
objectivo/objetivo; há-de/há de

E pronto! Quais vantagens ou desvantagens para as novas gerações?
A formanda, Maria do Carmo Costa Cavaleiro

Sem comentários:

Enviar um comentário