terça-feira, 13 de março de 2012

Trabalho individual

No âmbito do trabalho individual para a FEP dei aos meus alunos do 5.º ano uma das fichas propostas pela DGIDC sobre o acordo ortográfico : “Acordo Ortográfico – comparação de textos”.

A primeira questão consiste na comparação de dois textos, iguais, sendo um escrito com a grafia antiga e o outro de acordo com a nova grafia. Os alunos não tiveram dificuldades em assinalar as palavras escritas de maneira diferente nos dois textos, embora tenha havido algumas respostas erradas(poucas). Na minha opinião esta questão pode ser encarada apenas como uma atividade de observação, pois só tinham que registar as diferenças. Quem souber resolver questões do tipo “descubra as diferenças” não precisa de saber sequer o que é o AO.

Quanto à segunda questão, que consistia na identificação do texto escrito segundo as regras do AO, verifiquei, com alguma surpresa, que há alunos que não identificaram o texto com a nova grafia(em 23 alunos, 15 responderam certo).

A terceira questão foi a que gerou mais dificuldades. Pedia-se aos alunos que enunciassem as regras que explicam as diferenças entre os dois textos e as reações foram as mais diversas:

Uns não responderam, outros responderam mas sem compreender o que era pedido, outros escreveram as palavras segundo a grafia antiga e segundo a nova grafia e apenas 3 alunos mostraram que perceberam o que se pretendia, enunciaram algumas regras, mas não todas. Não sei se esta atividade era dirigida a alunos do 2.º ou do 3.º ciclo, mas percebe-se que os meus alunos não sabem as regras que alteram a grafia das palavras. Mas pergunto: será que isso é relevante? Será importante o aluno saber o porquê de se escrever minissaia ou será suficiente que saiba como se escreve e passe a escrever sem erros ortográficos? Antes do AO todos sabiam por que razão se escrevia mini-saia?

Anunciação Martins

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