sábado, 10 de março de 2012

Metas de Aprendizagem



No mundo do "Faz de Conta"

Para aqueles que tem o eterno defeito de criticar tudo e todos, ficam desde já a saber que o ministério da educação levou muito a sério a conceção das famosas Metas de Aprendizagem. Recorreu para esse efeito a alguns autores do nosso panorama artistico.
Deixamos aqui alguns exemplos:

Expressões Artisticas
Domínio: ExpDramática/Teatro - Desenvolvimento da Criatividade

“O aluno idealiza, planifica, operacionaliza e avalia projetos de teatro,
experimentando criativamente diferentes funções, com orientação do adulto e/ou
autonomamente.”
Autor: Filipe Lá Féria

Expressão Musical - Desenvolvimento da Capacidade de Exp. e Com.

“O aluno participa, cantando, em manifestações artísticas públicas.”
Autor: Homens da Luta

“O aluno grava as suas criações musicais para avaliação e aperfeiçoamento.”
Autor: Manuel Moura dos Santos (júri do programa “Idolos” da SIC).

Língua Portuguesa
Subdomínio: Redação do Texto

“O aluno redige com correção formal e sintática, respeitando as convenções ortográficas, construindo frases completas e estabelecendo as relações de concordância entre os seus elementos.”
“O aluno seleciona as palavras e expressões mais apropriadas para exprimir as ideias que quer transmitir.”
Autor: Jesus (Treinador do Benfica)

Subdomínio: Conhecimento de Técnicas e Formatos de Textos para Argumentar

“O aluno elabora pequenos textos de opinião (e.g., exprime opinião sobre um livro ou um filme).”
Autor: Marcelo Rebelo de Sousa

Matemática

“Usa a subtração nos sentidos de retirar, comparar e completar.”
Autor: Vitor Gaspar (Ministro das Finanças)

Domínio: Geometria e Medida
Subdomínio: Geometria

“Interpreta e desenha plantas simples.”
Autor: José Sócrates

“Identifica a moda num conjunto de dados e usa-a para interpretar ou comparar informação.”
Autora: Fátima Lopes

Meta Final 27) Compreende a grandeza dinheiro.

“Realiza contagens de dinheiro e relaciona diferentes valores monetários.”
“Representa valores monetários.”
“Realiza estimativas de quantidades em dinheiro.”
“Resolve problemas simples envolvendo contextos de dinheiro.”
Autor: Zé Povinho

Tendo em conta os recursos humanos envolvidos na elaboração destas metas não resta ao professor outra alternativa senão, humildemente, cumpri-las na íntegra ainda que para isso tenha que recorrer a uma varinha mágica.

Amélia Cabral/Grupo 3

Sem comentários:

Enviar um comentário