segunda-feira, 12 de março de 2012

Ler ... um problema!


A dificuldade em realizar a leitura tem sido considerada como um dos maiores obstáculos enfrentados pelos alunos. Tratando-se de uma questão preocupante, vários são os estudos e reflexões que tentam encontrar ou sugerir caminhos diversificados para tentar minimizar este problema.

Assim, após uma reflexão sobre as metas de aprendizagem estipuladas para o 5º ano de Língua Portuguesa, decidimos escolher para uma análise mais cuidada o sub-domínio "Identificação de ideias centrais e de pormenores relevantes", dentro do domínio "Compreender e Interpretar textos" e verificar até que ponto este domínio está ou não adequado para esta faixa etária. Assim sendo, relativamente à

Meta Final 13) O aluno identifica as ideias centrais do texto e fundamenta‐as com pormenores adequados.

entendemos que grande parte dos alunos não é capaz de a cumprir globalmente, embora esta esteja adequada ao seu nível etário e de desenvolvimento cognitivo; deveriam, na realidade, conseguir atingi--la facilmente, no entanto a maioria consegue retirar a ideia principal de um texto, mas tem muita dificuldade em justificar com pormenores adequados. Isto decorre, muitas das vezes, do facto de não terem atingido satisfatoriamente o domínio da leitura pois, no final do 2º ciclo, parte deles não realiza uma leitura eficaz, limitando--se a ler palavra a palavra, o que dificulta a apreensão do sentido global do texto e mais ainda, dos seus pormenores.

Na nossa opinião, esta leitura ineficaz vai refletir-se, significativamente, nos restantes sub-domínios e metas de aprendizagem, nomeadamente na escrita, o que acaba por se refletir em todas as disciplinas. É necessário termos consciência, enquanto educadores, que as dificuldades apresentadas na leitura estão estreitamente ligadas ao desenvolvimento de uma escrita minimamente correta, uma vez que ao ler incorretamente, o aluno irá apresentar, certamente, erros ao nível da sintaxe, estrutura de frases, organização de parágrafos, pontuação… ou seja, de todos os elementos necessários para uma boa redação de texto.

Mas não cabe somente ao professor de língua portuguesa esta árdua tarefa. É urgente que se crie uma consciência real de que todo e qualquer professor tem a obrigação de “corrigir” os seus alunos e, porque não, de atribuir uma percentagem da cotação dos seus trabalhos à correção linguística; todos os professores têm obrigação de “treinar” os seus alunos nas respostas que pretendem que sejam dadas; todos os professores … o professores de português!

Graça Gomes

Olga Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário