segunda-feira, 12 de março de 2012

Enquanto lia alguma informação sobre o novo acordo ortográfico surgiu-me uma dúvida... E os cegos?! O novo acordo não implica "apenas" mudanças na nossa escrita, irá, obrigatoriamente, transformar a escrita em Braille.
Passei algum tempo na Internet há procura de respostas, artigos... Mas curiosamente não encontrei muito sobre o assunto... É como se em Portugal ainda ninguém se tivesse lembrado disso... Ou pelo menos não lhe tenha atribuído importância suficiente para divulgar o tema.
Felizmente, já é um assunto muito debatido no Brasil, e podemos encontrar informação sobre esta questão.
Cá em Portugal, em Janeiro deste ano, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) informou que não estão a ser produzidos manuais escolares em Braille que respeitem o acordo ortográfico e receia que os alunos com deficiência visual tenham de suportar mais esta desvantagem.
O Ministério da Educação definiu que a entrada das novas regras da língua portuguesa nas escolas vai ser feita no próximo ano lectivo, mas, para já, ainda não estão a ser produzidos materiais em braille a pensar nos alunos com deficiência visual, revela Rodrigo Santos, da ACAPO. “Corremos o risco de os alunos portugueses virem a ser ensinados com manuais e outro tipos de ajudas à aprendizagem que ainda não estejam de acordo com este acordo”, lembra.
A associação responsabiliza as editoras, mas também o Ministério da Educação pelos atrasos, já que em 2012 as aulas vão ter em conta as novas regras ortográficas.
Dá que pensar…
Antonieta Abegoaria

1 comentário: