Ler para …
Mesmo antes de aprender
a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um
adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as rimas (num
poema ou numa música), os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras.
É o primeiro passo para se tornarem leitores literários.
Daí
a importância de iniciar esse trabalho ainda no Jardim de Infância. Além de
aproximar as crianças do mundo letrado, a leitura alimenta o imaginário e
incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos
os pequenos gostam de contar. Não é raro ver bebês manuseando livros,
apreciando as ilustrações e até virando as páginas, como se estivessem
realizando uma leitura silenciosa. Isso é mais uma prova de que é possível
formar comportamentos leitores desde muito cedo. "Ler para as crianças é
igualmente importante para elas se familiarizarem com o hábito da escuta. Os
temas, é óbvio, devem estar de acordo com os interesses mais genuínos da idade,
como afazeres quotidianos, bichos etc.", afirma Ana Lúcia Bresciane,
formadora do Instituto Avisa Lá.
Deste
modo, descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias, a criança cria o
hábito de ouvir histórias; valoriza o livro como fonte de entretenimento e
conhecimento; interage com os colegas; enriquece o imaginário infantil;
favorece o contacto com textos de qualidade literária; desenvolve o gosto pela
literatura desde cedo; cria as suas próprias histórias e poemas.
O
livro é, sem dúvida, um meio de cultura por excelência, qualquer que seja a
idade a que se destina e se queremos ter bons leitores no futuro, não podemos
descurar a sua utilização prática desde muito cedo.
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