Ao longo do 2º período realizei
com os meus alunos, 2º ano de escolaridade, várias atividades envolvendo o AO
tais como:
-alfabeto;
-comparação de palavras;
-comparação de textos;
-utilização das letras maiúsculas
e minúsculas;
-sequências consonantais;
-utilização do hífen
Para a realização das mesmas
recorri a algumas propostas apresentadas nas fichas facultadas pela DGIDC e
outras elaboradas por mim, tendo o especial cuidado de envolver, sempre,
palavras do contexto familiar dos alunos.
A realização destas atividades
teve como objetivo identificar quais as diferenças introduzidas pelo Acordo
Ortográfico.
Durante a realização das mesmas
observei que os alunos não revelaram dificuldades em identificar e assinalar as
alterações introduzidas, mas sim em conseguirem explicar qual a regra utilizada
(alguns).
Penso que a adoção do AO não vai
ser fácil para os alunos que já frequentam o 1º CEB. Há, no entanto, casos em
que será fácil a sua adaptação, por exemplo no caso das sequências consonânticas,
em que as letras invariavelmente mudas nas pronúncias cultas da Língua se
eliminam.
Tendo em conta a alteração na
acentuação há várias palavras que irão ficar com a mesma grafia, nestes casos o
contexto ortográfico irá permitir distinguir claramente tais homógrafas. Para
os alunos que estão a iniciar o 1ºCEB, já com o AO, tudo se tornará mais fácil.
Como o
nosso objetivo é o sucesso escolar dos alunos que lecionamos, este período de
adaptação ao novo acordo será feito de forma progressiva, criando as condições indispensáveis
para dar resposta às suas necessidades educativas, de uma forma correta e
motivadora que estimule a procura de soluções para as dificuldades com que se
forem deparando.Com base de apoio às atividades realizadas os alunos consultaram sempre que necessário o "Acordo ortográfico com bonecos".
Acordo ortográfico com bonecos
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