Trabalho de Grupo
Metas de Aprendizagem de Matemática
Afirma
a SPM em 5 de julho de 2010 que, “a exemplo do que, está a acontecer com a
aplicação do novo programa de matemática do E.B., a elaboração de metas
assentou num processo de doutrinação pedagógica dos professores para práticas
dispersas, baseadas exclusivamente em atividades não estruturadas e sem
conteúdos claros.”
Ainda
segundo a mesma sociedade, “As metas de aprendizagem definidas para a
matemática com o objetivo de representar informações, ideias e conceitos de
diversas formas é tão apropriado ao 1.º ciclo, como a alunos do 9.º ano, como a
matemáticos profissionais doutorados. E quando uma formulação é tão vaga que
nada restringe sabe-se, pelo menos desde Aristóteles, que ela é inútil.”
Segundo
a SPM, em parecer elaborado em 2010, este documento está repleto de formulações
inúteis o que, em termos pedagógicos é mais do que supérfluo, é prejudicial.
“Se
verificarmos ainda que as “capacidades transversais” para o 1.º (p. 5), o 2.º
(p.22) e o 3.º (p. 35) ciclos são praticamente idênticas, com frases repetidas ipsis verbis em cada ciclo,
percebemos que este problema atravessa todo o documento.”
Segundo o mesmo parecer, “o documento confunde
também metas de aprendizagem concretas com objetivos vagos que têm causado danos, precisamente pelo seu carácter
ambíguo e pretensamente ambicioso que conduz a uma desorganização do ensino.”
Cita-se
a título de exemplo “compara e descreve sólidos geométricos, identificando
semelhanças e diferenças”. De que sólidos se trata? Que propriedades estão em
causa na comparação? Nada disto é dito, fazendo com que este objetivo seja tão
aplicável no 1.º ciclo como em todos eles e mesmo em cadeiras de pós-graduação
universitárias.
Segundo a SPM, “Insuficiências
deste tipo abundam. Repare-se, por exemplo, na página 13, “Realiza estimativas
de uma dada quantidade”, mas não se explica de que tipo de estimativas se trata
e com que regras devem ser obtidas. E na página 16: “Resolve problemas
envolvendo propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço”. Que tipo
de problemas? Que tipo de propriedades?”
13 Março de 2012
Anunciação Martins
Ricardo Dias
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