quinta-feira, 8 de março de 2012

A emergência da escrita no jardim de infância




Meta de aprendizagem – Linguagem oral e abordagem à escrita




Um dos papéis importantes do jardim de infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover o envolvimento precoce das crianças com a escrita. Isto não significa que o JI assuma o papel do ensino da leitura e da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada e banida dos contextos pré escolares. Esta deve ser algo sistematicamente presente e, portanto, que as crianças possam explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo, assim, no seu conhecimento sobre as características da escrita e da sua utilização.
Para que as crianças se vão apropriando da escrita, das suas características e convenções, é necessário que os ambientes de aprendizagem que frequentam sejam ricos em oportunidades de escrita e promovam o seu contacto e exploração. È assim necessário que sejam não só ambientes estimulantes mas que exista subjacente, por parte do educador uma verdadeira intencionalidade no incentivo, na utilização e na reflexão proporcionada sobre a escrita e as suas características.

“À descoberta da escrita”
Textos de apoio para educadores de infância
Lourdes Mata


Grupo de trabalho:
Ana Marília Alves
Maria José Oliveira
Maria Teresa Cruto
Paula Marques

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