REFLEXÃO
Entrei no FEP por precisar de créditos, mas também porque
procurava um espaço onde pudesse refletir e conhecer mais profundamente todos
os documentos que vieram alterar e apoiar o ensino da língua portuguesa (PPEB,
AO e DT), bem como outras orientações e materiais disponíveis para apoiar a
minha prática pedagógica nesta área.
Entrei na formação com sentido de responsabilidade e uma
mentalidade aberta, que obriga a escutar e respeitar diferentes perspetivas
e a prestar atenção às alternativas
disponíveis.
Este espírito, a cooperação com o grupo e a
motivação/orientação da formadora cimentou a minha capacidade de renovação e a de
aplicar o (Novo) Programa de Português para o Ensino Básico e o Acordo
Ortográfico.
Tal como
está presente nos objetivos do FEP, esta formação está a “…
melhorar(…) as práticas docentes no âmbito do ensino do Português”, a
“criar nos agrupamentos uma dinâmica interna de formação continuada no âmbito
do ensino do Português”, a “Envolver as instituições de ensino superior num
plano de formação contínua (…)”, a “Disponibilizar aos agrupamentos do distrito
formação e materiais de trabalho, didáticos e de avaliação, no domínio da
aprendizagem da leitura, da expressão escrita e do conhecimento explícito da
língua (…), a ”Desenvolver as competências dos professores em múltiplos
domínios do ensino do Português”.
O
formando,
António João de
Oliveira Cavaleiro
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